+34 639987279
+44 7950267658
contato@tamtransferlondres.com.br

Qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?

Publicado em

diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

Ao ouvir falar em Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra, muita gente se pergunta: há alguma diferença entre eles? É muito comum que sejam utilizados como sinônimos, mas, para surpresa de muitos, não são.

Com uma área total de 244.820 km², o Reino Unido é formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte. Desde 1927, o nome completo adotado é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

A Grã-Bretanha engloba três dos quatro países que constituem o Reino Unido: a Inglaterra, a Escócia e Gales. A teoria matemática de conjuntos pode ajudar: a Inglaterra é apenas um dos países que compõem a Grã-Bretanha, que, por sua vez, junto com a Irlanda do Norte, compõe o Reino Unido.

Cada país tem autonomia para decidir questões internas, mas, com a união, o poder passou a ficar mais concentrado em Londres, onde o Parlamento centraliza as decisões sobre o Reino Unido e onde vive a chefe de Estado de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, a rainha Elizabeth II.

Cada um dos quatro países do Reino Unido têm divisões administrativas próprias, mas todos adotam a Libra Esterlina como moeda e falam o inglês.